Gabriela Bento

Gabriela Bento

Psicóloga (Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos – cédula profissional nº 18602)

Experiência profissional relevante em Educação de Infância, enquanto psicóloga, formadora e consultora em creches e jardins de infância. Apoia projetos de melhoria de práticas pedagógicas, considerando a valorização do brincar dentro e fora de portas, o respeito pela iniciativa da criança e a promoção da sua autonomia.

É co-autora do livro Brincar ao Ar Livre – Oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem fora de portas, juntamente com Gisela Dias e Helen Bilton, publicado pela Porto Editora.

No Espaço P trabalha em torno das seguintes áreas:

  • Avaliação, acompanhamento psicológico e apoio consultivo em situações relacionadas com Educação, particularmente em idades precoces (e.g. escolha da creche/jardim de infância; dificuldades de adaptação ao meio educativo; gestão do tempo da criança e promoção de atividades ao ar livre).
  • Formação e consultoria direcionada a contextos de educação de infância e seus profissionais: valorização do brincar; organização pedagógica de espaços exteriores; processos de avaliação e monitorização do desenvolvimento e aprendizagem das crianças e das práticas pedagógicas.

 

Percurso formativo:

  • Doutorada em Educação (especialização em Administração e Políticas Educacionais) pela Universidade de Aveiro, 2019;
  • Mestrado Integrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, 2012;
  • Formação complementar em Educação Experiencial, práticas pedagógicas ao ar livre, desenvolvimento infantil e despiste precoce de problemas de desenvolvimento.