Dia Mundial da Fisioterapia: este ano dedicado à osteoartrite!
Desde 1996 que o dia 8 de setembro é designado como o Dia Mundial da Fisioterapia. Esta é a data de fundação da World Physiotherapy, a confederação mundial dos fisioterapeutas.
O dia celebra a união e a comunidade global de fisioterapeutas e é não apenas uma oportunidade de mostrar o trabalho que estes fazem em prol das comunidades e populações que servem, como também uma forma de melhorar a literacia e a participação em atividades de saúde do público em geral.
Todos os anos, esta efeméride é dedicada a um tema específico e em 2022 o tema escolhido é a osteoartrite!
Pode encontrar mais informação acerca das iniciativas e materiais da World Phyisioterapy em https://world.physio/wptday.
Assim, deixamos-lhe em seguida algumas informações acerca desta patologia.
O que é a osteoartrite?
A osteoartrite é a doença articular mais comum. Pode afetar qualquer articulação, sobretudo os joelhos, as ancas e as mãos.
A osteoartrite pode começar com uma lesão menor ou maior na articulação, sendo que no início do processo, o organismo dispõe de recursos para reparar essas alterações. À medida que a doença avança, o sistema de reparação do corpo não consegue dar resposta adequada e os tecidos articulares começam a sofrer danos, incluindo a alteração da qualidade do tecido da cartilagem, alterações na remodelação óssea, surgimento de osteófitos e inflamação articular. Apesar destas mudanças, as articulações podem continuar a não apresentar dor ou rigidez.
Calcula-se que 520 Milhões de pessoas no mundo tenham osteoartrite, sendo que 60% dos casos são nos joelhos
Em 2017, a osteoartrite foi responsável por 9,6 milhões de anos vividos com incapacidade, em todo o mundo.
Quais os sintomas da osteoartrite?
- Dor
- Incapacidade funcional
- Rigidez muscular
- Redução da qualidade de vida
Qual a causa da osteoartrite?
A causa exata da osteoartrite ainda não está clara. Contudo, existem fatores de risco que aumentam o risco de
surgimento da doença e que são:
- Excesso de peso
- Existência de uma lesão articular prévia
- Realização de cirurgia articular
- Historial de sobreuso da articulação
- Fatores genéticos (antecedentes familiares de osteoartrite)
Como é feito o diagnóstico da osteoartrite?
O diagnóstico de osteoartrite é habitualmente feito em contexto clínico, sem necessidade de realizar exames complementares de diagnóstico se a pessoa tem 45 anos ou mais, tem dor articular relacionada com a atividade, não tem rigidez matinal relacionada com as articulações ou tem uma rigidez matinal que não dura mais de 30min.
A osteoartrite também pode ser diagnosticada em pessoas com menos de 45 anos, normalmente depois de uma lesão articular traumática.
De qualquer modo, o ideal é sempre obter uma avaliação rigorosa por um profissional qualificado (podemos ajudar através do nosso formulário de contacto: https://espaco-p.pt/).
Como pode a Fisioterapia ajudar?
O exercício é o tratamento prioritário para a osteoartrite. Para além de poderem prescrever os melhores exercícios e o/a ajudarem a gerir os seus níveis de atividade física de forma adequada, o/a fisioterapeuta poderá também aconselhar e intervir sobre as melhores estratégias para o alívio da dor, bem como trabalhar consigo em formas práticas de melhor gerir os seus sintomas de forma autónoma.
As estratégias de Fisioterapia podem passar pela melhoria da mobilidade e qualidade de movimento das articulações e treino de marcha, bem como pelo fortalecimento muscular.
Se tiver que realizar uma cirurgia para colocação de uma prótese é também aconselhável que consulte um(a) fisioterapeuta antes e depois da operação, por forma a melhorar a sua condição e, consequentemente o prognóstico. Assim, a Fisioterapia ajudará a que obtenha o máximo benefício da cirurgia e a recupere bem depois da mesma.
Se este post chamou a sua atenção ou quer obter mais informações, contacte-nos via formulário, por Whatsapp ou pelo 914 400 123