O Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, é uma data crucial para aumentar a consciencialização das pessoas sobre questões relacionadas com a saúde mental. A saúde mental é um aspeto vital da nossa vida e refere-se ao bem-estar emocional, psicológico e social. Como tal, a Organização Internacional de Fisioterapeutas na Saúde Mental (IOPTMH) diz que não existe saúde sem saúde mental.
E o que tem a Fisioterapia a ver com a Saúde Mental?
Os fisioterapeutas contactam com pessoas que padecem de uma ampla variedade de patologias, desde o desafio da dor crónica à batalha contra a patologia cardiovascular ou respiratória, as patologias neurodegenerativas, entre tantas outras. Assim, é comum os fisioterapeutas cruzarem-se com pessoas que sofrem com ansiedade, depressão, níveis de stress elevados, isolamento social, medo relacionado com a dor, alterações do sono e a lista podia continuar.
Muitas destas situações levam a piores desfechos em saúde e a pior qualidade de vida. Não raras as vezes, existe também uma relação bidirecional entre várias destas situações. Por exemplo: a pessoa com artrite sofre com dor, o que leva a que possa ter padrões de sono menos adequados; por sua vez, o facto de ter alterações do sono pode levar a que a dor seja percecionada de forma mais intensa.
Desta forma, o fisioterapeuta, idealmente rodeado por outros profissionais de saúde e tendo a pessoa no centro da sua atuação, assume um papel muito importante na gestão destas condições e as pessoas podem contar com estes profissionais no sentido de promover a sua própria qualidade de vida.
A atuação da Fisioterapia na Saúde Mental
O fisioterapeuta que atua em saúde mental oferece promoção da saúde, cuidados de saúde preventivos, tratamento e reabilitação, de forma individual ou em ambientes terapêuticos de grupo. O fisioterapeuta, através da criação de uma forte relação terapêutica com as pessoas, atua de acordo com a complexidade da saúde mental, num ambiente de apoio, aplicando um modelo que inclui aspetos biológicos e psicossociais.
Assim, o fisioterapeuta é um profissional que pode atuar na educação acerca da adoção de estilos de vida saudáveis, no aconselhamento e promoção de atividade física, na diminuição do comportamento sedentário, na prescrição de exercício físico, promovendo técnicas de consciencialização corporal ou de relaxamento e, assim, contribuir para o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas.
Para terminar, importa lembrar que a saúde mental é tão importante como a saúde física, e a Fisioterapia pode desempenhar um papel fundamental nesse equilíbrio.
No Espaço P temos fisioterapeutas perfeitamente alinhados com uma visão global e que atende a todos os fatores psicossociais que podem influenciar a condição de saúde da pessoa. Além disso, temos também uma equipa multidisciplinar, que nos permite um trabalho conjunto e articulado, caso este se revele necessário.
Fale connosco através do nosso formulário de contacto ou por Whatsapp.
José Lopes
Fisioterapeuta