Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses, 1 em cada 5 portugueses sofre de problemas de saúde psicológica, tornando-nos o segundo país europeu com maior prevalência neste âmbito.
Certo é que determinado acontecimento ou experiência durante as nossas vidas poderá desencadear alterações, temporárias ou permanentes, na forma com habitualmente pensamos ou sentimos, tornando-nos vulneráveis ao desenvolvimento de problemas de saúde psicológica. De entre vários fatores protetores, a auto-estima é essencial, visto ser um dos principais indicadores de bem-estar e saúde psicológica.
É comum confundir-se autoestima e autoconceito. Ambos são construções dinâmicas que se vão modificando consoante os acontecimentos e interações que experienciamos ao longo da vida. O autoconceito é como um acumular de conhecimentos sobre o “eu”, nas várias dimensões da vida (ex.: traços de personalidade, características físicas, habilidades). A autoestima reflete a avaliação subjetiva sobre nós e dependente dos sentimentos de valor e competência pessoais. É determinante na construção da nossa personalidade e uma das variáveis psicológicas com maior implicação na nossa relação com os outros, no desempenho académico/profissional e ajustamento individual. Alguns sinais de alerta são: dificuldades na tomada de decisões; necessidade constante de validação; aceitação incondicional das críticas que lhe são dirigias; reduzida tolerância à frustração; elevado auto-criticismo; comparação frequente com outros, acompanhado do sentimento de se ser insuficiente; vergonha de expor as suas conquistas; dificuldades em defender os seus ideais; falta de confiança nos atributos e características pessoais, etc. .
O segredo? Aceite-se! Reconheça-se como um ser único e especial, cujo valor é inestimável por si ou por qualquer outro ser, tarefa ou experiência. Confie! Se ainda não conquistou o que gostaria, faça jus ao potencial inesgotável de desenvolvimento e aprendizagem da nossa espécie; Acredite! É capaz e é merecedor(a). Aprenda! Identifique as suas limitações e exprima as suas necessidades. Observe! Encontre a pessoal mais especial da sua vida em frente ao espelho.
Diana Simões
Psicóloga
ESPAÇO P | SAÚDE E BEM-ESTAR